domingo, fevereiro 27, 2005

Presidenciais II (na sequência da intervenção de Carlos Esperança)

A Direita portuguesa convive mal, desde há 30 anos, com a questão Presidencial.
Na verdade, nunca conseguiram eleger um Presidente e não me parece que o consigam nos próximos 10 anos.
E, perguntemos, porque será?
Será que a população portuguesa é maioritariamente de esquerda? A ser assim, a esquerda perde frequentemente nos outros embates (legislativas e autárquicas) por ser, por definição, plural e dividida?

Será porque a Direita portuguesa é demasiado à Direita?
Esta é uma hipótese de trabalho que merecia alguma atenção. Na verdade, o trágico Governo Durão-Portas-Leite-Santana contituirá um “epifenómeno” da Direita portuguesa? Ou será apenas mais um episódio que se seguiu à saga AD-Cavaco e que tem deixado marcas, algumas bem negativas, na sociedade e na economia portuguesas?
Será que AD e Cavaco eram de “centro-esquerda” como agora alguns pretendem fazer crer? Será a governação das dezenas de Câmaras Municipais por parte de autarcas do PSD uma governação centrista ou de centro-esqueda? Haverá sequer verdadeiros democratas-cristãos em Portugal?
Parece-me que não!
Olhemos para o património da democracia-cristã da Alemanha de Adenauer ou Kohl ou mesmo da França e concluiremos que não.
E é esse o drama da Direita portuguesa: é talvez das mais reaccionárias e ideologicamente menos preparadas da Europa. E num embate que se disputa ombro a ombro como as Presidenciais, o “sprint” final exige uma forte mobilização de base ideológica, mas também abertura ao centro político. E o centro tem sido captado, nestes confrontos, pela esquerda. Foi assim, sem dúvida com Soares e com Sampaio.

Quanto às eleições que terão lugar daqui a 10 meses… A esquerda tem neste momento, pelo menos, 10 pontos de vantagem.
Conseguirá o candidato da esquerda perder 1 ponto por mês?!

Estou convicto que, deste lado, aparecerá alguém com o estatuto intelectual, moral e cívico para ser o “Presidente de todos os portugueses”.

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Tertúlia de 2 trintões e outro quase

Caros leitores,

Vivemos tempos de mudança!
Já choveu um pouco, cai neve na serra. Estuda-se nas Universidades, trabalha-se nas empresas. E discute-se política!
Usando um conceito de José Gil, ainda há entre nós quem queira "inscrever".
Merecem aqui um louvor muito especial os meus dois interlocutores: um de esquerda crítica (o Rui), outro da direita trabalhadora (o Eduardo). Ambos juristas de Coimbra que levam o nome da nossa cidade mais longe no país e fora dele, com o brio e a sagacidade que dignifica todos os seus amigos e compatriotas.

Convido, pois, o meu amigo leitor a seguir atentamente o diálogo, de "afrontamento", de afirmação e de contraditório que se tem desenvolvido, nas páginas que se seguem.

Alerto também que já em local próprio, nos comentários ao meu artigo inicial (neste blog, pois claro!), o meu prezado Colega Frederico, distinto jurista de Belo Horizonte, já havia colocado questões pertinentes a partes do meu texto. Não percam, também essa parte.

Agora vem então o diálogo ainda "quentinho".

Atenção: eu ainda não respondi!!!
Há que manter algum "suspense" nos nossos leitores...

Aqui vai:


Aqui começa a resposta de Eduardo a André:


Meu Caro Eduardo!
Meu Caro Amigo André

A História:
A História é sempre a verdade de quem a narra, ou seja, é uma interpretação - e neste caso a tua (que eu já conheço há muitos anos) - de factos que (eventualmente) ocorreram. No caso infra, trata-se mais de uma fábula. A Azul, a minha.

1977 - Primeiro Ministro - Dr. Mário Soares: salva Portugal da Bancarrota,

Meu caro amigo. Os governos provisórios (6) e constitucionais (1) anteriores a 1979, como referes, foram formados - maioritáriamente - por pessoas ligadas (hoje) ao PS e à esquerda, algumas delas que meteram o comunismo na gaveta. E assim o foram porque o ditaram os resultados das eleições (para o Gov Constitucional) de 25/Abr/76 (governou até Jan de 1978) (e antes Vasco). Se alguém salvou o Pais de alguma coisa, não foi certamente que o conduziu para lá.
De Janeiro a Agosto, novamente o PS assume funções, no 2º Gov. Cons. Afinal quem nos conduziu a que???

1983 - depois de 3 anos de Sá Carneiro e de Pinto Balsemão, com Cavaco Silva Ministro das Finanças, Portugal atravessa a maior crise nas suas Finanças Públicas de sempre.
Dr. Mário Soares (Primeiro-Ministro) + Prof. Mota Pinto (Vice-Primeiro Ministro) + Prof. Hernâni Lopes (Ministro das Finanças): negoceiam com o FMI. Mário Soares, a História o dirá..., penso que o maior estadista de sempre!, salva Portugal pela 2.ª vez da bancarrota, para a qual Cavaco havia empurrado o país.

André.
A tal 2ª bancarrota de que falas não existiu, nem estou a ver no que te baseias para referir a maior crise das finanças públicas de sempre. Portugal preparava-se para a entrada na CEE, e o controlo das finanças publicas era apertado (como tinha de ser). A adesão de mais um estado membro assim o exigia. Se o descontrolo era assim tão grande, como é que a adesão foi possível? Só se foi favor...
Em abono da verdade:
C. Silva foi nomeado em 1980 Ministro das Finanças VI Governo Constitucional. Demitiu-se um ano depois recusando-se a integrar o novo executivo - por força da morte de Sá carneiro - liderado por Pinto Balsemão.


1985: morte do Prof. Mota Pinto: o oportunista da Figueira desfaz o bloco central: vota contra a entrada nas Comunidades Europeias, mas gente lúcida como Dr. Rui Machete e o Prof. Hernâni Lopes (gente de direita com dignidade) acompanham Mário Soares e assinam os Tratados de Adesão, que haveriam de lançar Portugal no maior crescimento económico e desenvolvimento social de que há memória (se as pessoas têm memória e se lembram da miséria do fascismo, da instabilidade da 1.ª República e do miserabilismo do Cartismo). Talvez Pombal e o Mata-Frades tenham, no seu tempo, sido visionários como Soares e tantos outros de homens e mulheres esquerda e de direita.


Portugal adere à CEE em 1986, depois do pedido de adesão em 1977 (e da subsequente preparação, que, segundo referes, teve 2 bancarrotas provocadas não por quem governou, mas por 3ºs).
Cavaco ganha o congresso da Figueira da Foz (como sócrates ganha agora o congresso do PS - com largo apoio) e redefine a estratégia do PSD. Acaba a coligação existente e decide ir a eleições, que ganha. Com o impulso do extinto PRD e com uma ajudinha do PS :-) consegue a sua 1ª maioria absoluta (XI Gov Const). Esta, alias, muito necessária para iniciar um caminho de crescimento económico a que Portugal nunca tinha assistido, com a boa ajuda da CEE e dos fundos estruturais, é certo, mas por um caminho de desenvolvimento estrutural (e infra-estrutural de que não dispunha) do país que possibilitaram o desenvolvimento sustentado da economia. O problema da produtividade nessa altura não andava nos telejornais, mas suspeita-se que já aí eramos piores que os outros.
Portugal definitivamente cresceu, com alguma solidez e segurança. Pode haver quem não goste, mas os Portugueses gostaram. 2ª maioria. Ou foi por acaso???


Mas Cavaco, o homem de memórias curtas, arregaça as mangas e com os brindes da história, isto é, com a triste história do PRD consegue o poder e soma e segue até 1995 em que deixa o país com o maior índice de desemprego jamais visto!

A triste história do PRD é uma história de vendettas, na qual o PS terá de assumir alguma responsabilidade ("birra" pelo bloco central).
Onde é que está esse indice André???. N.º? Qual é o centro de sondagens?

Guterres e Sousa Franco têm 4 anos de ouro. O povo sorri e compra 1 milhão de casas e não sei quantos carros; o índice de doutoramentos (sobretudo nas áreas científicas) atinge com o Prof. Mariano Gago o simples 1.º lugar da Europa! Alguns centros de excelência e empresas modernas desenvolvem-se. Bons empresários, alguma motivação na Administração pública, alguma renovação em alguns quadros. Algo progride.

Concordo que o 1º gov de guterres foi bom, muito por culpa de Sousa Franco que é competentíssimo. Segura alguma vontade despesista do PM e dos seus Ministros. Alguma. (...)

As compras... começa o verdadeiro endividamento dos portugueses, com um diuscurso do "tudo é possível". Até a esperança, quando é demais, é má conselheira (até os Desus o sabiam, e por isso foi o último dos males a libertar-se da caixa de Pandora (seguindo a fábula)). As casas e os carros engrossam hoje o mal parado bancário, são o endividamento a 118 % do rendimento disponível, a falência das famílias, ... os milhares de acções judiciais... muita liberdade e muita esperança, sem responsabilidade... os exemplos deveriam ter vindo de cima (como fez Cadilhe, incentivando a poupança, até havia um livrinho...). Mestrados e Doutoramentos estão em saldos, são propostos por tudo o que é publico e privado, e, ainda por cima, descontam nos impostos... Começam a ser o emprego dos desempregados... Não hé necessidade de mão de obra qualificada (licenciada, mestrada ou doutorada), o que é preocupante...

O referendo pela independência de Timor em Setembro de 1999 é um conquista em si mesmo! Uma vitória da política externa de Portugal, com a mãozinha de Bill Clinton!

Qué isto??? Tb é obra do PS???

Terá, contudo, anestesiado a campanha eleitoral e os portugueses brindaram Guterres com um inaceitável empate técnico! 115 vs 115: nem há moções de confiança, nem moções de censura, nem orçamentos de Estado (onde estão os pais da Constituição: grandes responsáveis por estes 5 anos de retrocesso cultural!!!).
O queijo limiano não funciona. Guterres desorienta-se, perde a motivação e é castigado em Dezembro de 2001. Casado de fresco e com criança em casa (filho da sua esposa), decide partir.
Grandes estadistas não o fariam!? Penso que não! Ele deveria ter ido a votos em Fevereiro de 2002: ajustar as contas com os portugueses.

O 115 Vs 115, é o n.º da emergência.
(...) Mas depois a coisa estala... Pina Moura não consegue o que consegue Sousa Franco (um fundou o CDS, o outro é mais à esquerda..., terá isto alguma influência???) e enfim... temos a célebre "cena triste" do pântano. Todo o Pais é apanhado de suspresa (pelo menos parece).

Não é o queijo que não funciona, é o Orçamento...

Não é Guterres que se desorienta, é o País inteiro...

Os motivos pessoais não conheço. Os grandes estadistas que o fariam, tb não.

Devia ter ido a votos??? agora é tarde...


Ferro foi um herói.

Não sei se foi um heroi, mas foi de FERRO...

Durão, apesar de si próprio, é ajudado por um apertado calendário eleitoral (apenas tivémos Janeiro e Fevereiro de campanha). Em 4 a 6 semanas consegue perder uns 6 a 7 pontos, mas o amigo Portas lá estava, nas feiras, para segurar o que haveria de ser não apenas o período mais negro da história recente, mas um simples repetir da tragédia da direita no poder (lembremos 80-83, com Sá Carneiro e Pinto Balsemão, minha vida... lembremos 91-95 em que tudo foi indo aos solavancos com um Cavaco agora endeusado, mas que eu não esquecerei! Não esquecerei!).
A direita em Portugal não tem cultura de Estado: é o nacional-porreirismo e o populismo mais saloio. É esta a regra: salvou-se Cadilhe (finais dos anos 80), trocidado por Portas.

No PS tudo é virtude, nos outros é sorte.... André, Amigo, as coisas não serão sempre assim... E nas feiras andam todos... E não me espanta a tua memória, é clubismo, pois então. O Benfica tb é sempre o melhor do mundo...
Populismo saloio??? "Cavaco é fixe, o resto que se lixe..." (cantarolando) desculpa... não me dês Cavaco...

O homem que quando o partido o chamou (em 95/96) disse que ia para os EUA fazer doutoramento, não se doutorou. Não. Apenas esperou que o pantemineiro do Portas e seus amiguinhos no PSD linchassem o malfadado Prof. Marcelo, para logo aparecer, qual D. Sebastião, e em pouco tempo ganhar de bandeja (prata de Guterres) o poder.
Não para servir Portugal. Não: foi mau demais! Barroso e Leite são uma dupla ainda mais lastimável que Balsemão e Cavaco no tempo deles (81-83). Absolutamente desastroso: o aumento dos impostos, o discurso pessimista, a falta de respeito pela Administração Pública, pelos programas de inovação, pela Ciência: enfim, por tudo o que signifique um Portugal europeu, um Portugal com ambição, com orgulho, com auto-estima. Um caso flagrante de incompetência!

Meu Amigo:
Depois de um PM se demitir, alegando para tanto que não conseguia governar pelo pântano instalado, o que é que esperavas??? Um bando de ideofugitivistas a dizer que era tudo mentira, que o Pais estáva saudável e equilibriado, que o Guterres tinha mentido e que estava tudo bem????? Santa Paciência... Até Constâncio (Seríssimo) o confirmou.... O governo de Durão toma posse e governa com um cenário, pelo menos difícil... boys, desemprego, desânimo....

Quando se olha a desgraça, não se pode pular de alegria, e dizer que estamos no melhor dos mundos. Exagerou-se no pessimismo??? Ainda não sabemos... Mas pelo menos não se trouxeram à memória as más esperanças do antigamente.

Foi mau demais! Santana cumpre um sonho de criança. Passámos por essa vergonha, mas livrámo-nos deste doente mental (estriónico, talvez?) que, parece, agora vai finalmente retirar-se e quem sabe consultar um "analista"!
Passámos por esse vexame. Passou.

Uf....

Sócrates é um profissional, a quem o destino brindou com toda esta sucessão de acontecimentos inesperados. Como bom profissional, embora não brilhante, conseguiu não perder votos. Penso que até terá conseguido ganhar alguns por demonstrar coragem.
Todos temos agora o dever ético e cívico de estar vigilantes e de não perdoar qualquer erro crasso.
O povo deu a Sócrates uma oportunidade de honrar a memória de Mário Soares, isto é, ser estadista!, governar por Portugal, a médio e longo prazo, sem olhar a sondagens e a reclamações de momento.
Acreditemos que ele e os seus Ministros queiram dar verdadeiramente o seu contributo à nossa Pátria. Bem precisamos.

Espero que Sócrates consiga governar. Foi-lhe pedido. Todos estaremos atentos, até porque Portugal entendeu dar ao Governo o instrumento que foi pedido. Têm estabilidade para governar. Vão formar governo para 4 anos. Além do inglês no básico, esperemos que tenham mais ideias.

Por isso, meu querido Eduardo, a história destes trinta anos tem, sem dúvida que tem!, alguns tributos a dar a alguns homens do PSD e da direita portuguesa. Mas, façamos justiça: o PS tem feito a diferença:
- é o Partido da Liberdade (de 74 a 76 travou, nas ruas e nas instituições, o avanço do PCP)
- é o Partido da Europa (Mário Soares fez o (verdadeiro) pedido de adesão em 1977 e concretizou a assinatura 1984)
- é o Partido do crescimento económico (96-2000)
- esperemos que seja agora o Partido do Rigor no Estado e do Estímulo da Sociedade: para uma sociedade livre, de inovação, de desenvolvimento cultural e humano em Portugal.

André.
O PS ganhou as eleições. É estultícia - arrogante??? - epíteta-lo seja do que for. O teu partido tem o lugar que tem, como o têm todos os outros, permitidos por lei em Portugal. Entendia a tua "ânsia" e "voluntarismo" mais durante a campanha do que agora... Mas vá, é um desbafo....

Eu cá continuo, como sabes, sem cartão... sem filiação (sou sócio de um clube de vídeo). E até hoje não precisei dos partidos para coisa nenhuma. Assim continuarei.

Assim é porque faço questão de conservar a capacidade ( e a credibilidade necessária) de ajuizar o que entendo bem e mal, certo e errado, seja quem dor o portagonista do momento. Não me cedo....

E mesmo naquilo que tenho para mim como importante, consigo discernir o suficiente para admitir quando os "meus" falham:

PS - um link, como outro qualquer

http://dn.sapo.pt/2005/02/10/negocios/de_vasco_goncalves_a_lider_ps.html


‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑‑
Após esta resposta do Eduardo, caros leitores, seguiu-se um interessante diálogo com o Rui. Aqui se apresenta, sem respeitar a ordem cronológica. Mas, caros amigos, já somos “pós-quanticos”, não é verdade….


Rui diz:
1. Acho que a segunda bancarrota a que o André se refere (1980) tem a ver a bronca que o Cavaco de quando se enganou na previsão do ciclo económico e desvalorizou o Escudo, o que teve consequências desastrosas. Estamos a falar de bancarrotas...

Eduardo responde:
:) Bancarrota é de facto muito forte...

2. A triste história do PRD tem a ver com uma "birra" do Eanes que gostaria de ter tido um papel presidencialista tipo De Gaulle de caserna. O PS pagou bem a factura da colagem ao PRD durante 10 anos a amargar as passas do Algarve (mais concretamete as passas de Boliqueime)ou a birra pelo bloco central
Apesar de tudo, tenho saudades do insigne homem das vacas, hermínio Martinho

3. Infelizmente continuamos a ter licenciados e pós-licenciados a menos (comparativamente com qualquer outo país da UE), sem já falar no desmantelamento do ensino médio e técnico... uma proeza de 19 anos de Ministros da Educação Social-Democratas

a) O problema não é ter licenciados a mais, é o mercado não absorver os licenciados, nomeadamente por muito do ensino superior não preparar decentemente os seus alunos nem os tentar inserir no mercado de trabalho... falta é empregabilidade nos cursos. Acaso vais dizer que não nos faltam licenciados em Medicina, Engenharia, etc?Tenho amigos holandeses que até têm duas licenciaturas e que trabalham em caixas de banco e cafés... garanto-te que a qualidade do serviço é bem melhor do que se tivessem a 3ª classe. b) Obviamente que um licenciado em direito por Coimbra tem melhores hipóteses de emprego que um da Internacional, da Subaquática ou da Atlântida... se apesar de tudo ainda decidem estudar nessas universidades é por própria conta e risco... do pessoal do meu ano de Coimbra, salvo uma ou outra excepção, está toda a gente empregada (como advogados, juízes, notários ou docentes).c) Sem pós-licenciados, mestres e Doutores não há investiigação e desenvolvimento (R&D), área em que estamos no pêlo mais comprido da cauda da Europa.

A menos??? para irem trabalhar para onde. para caixas de supermercado??? operadores de telemarkting??? que raio de estatística é essa. onde é que os queres por a trabalhar??? não há empresas que os absorvam!!! Só se for para a função publica, mas parece que não é isso que queres dizer...É MENTIRA que haja licenciados a menos em Portugal. Isso pode ser verdade na Alemanha, na Holanda, na Irlanda. Aqui não é.Ó Cascão. Se houve desmantelamento do ensino médio durante 19 anos, como é que há tantos lic´s, Post- grads. Mestres e Doutores. Não bate a bota com a perdigota.
Há o ensino (em quantidade) que tem de haver. o PS e o PSD nos ultimos anos são responsáveis por isso.

4. O despesismo dos Portugueses... bem, falando verdade, o bem estar da economia depende mais do consumo (chama-se a isto em economia a procura agregada) do que do aforro, que só por si é totalmente improdutivo em termos económicos. De qualquer maneira, quanto ao crédito mal-parado, se não fossem os benefícios fiscais desproporcionados à banca, se calhar os bancos teriam mais cuidado em selecionar a quem emprestam diinhheiro). Por outro lado, os Portugueses estão endividado, isto sim, porque ganham mal. Os nossos concorrentes europeus mais directos- Grécia e Eslovénia- têm salários médios entre 115 e 138% superiores a Portugal... O que coincide com a má distribuição do rendimento em Portugal (segundo pior índice de Gini da UE).
Confesso que não vivo em Portugal há bastante tempo, mas com um salário médio a rondar os 500 Euros, não sei como há quem aguente... E Lisboa é mais cara que Bruxelas ou Amesterdão.Explica-me como é que temos o mesmo PIB per capita da Grécia e a Eslovénia e as pessoas ganham entre 20 e 40% menos? Isso é porque alguem mete a diferença ao bolso, é claro como água... tb nçao se diga que é o peso do estado, porque não imagino máquina estatal mais pesada que a Grega.Obviamente que também há muito endividamento da classe média em Portugal, mas a parte mais significativa da dívida nas famílias é com aquisição de casa própria... a alimentar a especulação imobiliária, claro. Esses comem tudo.O endividamento a 110% não me assusta... há bem pior, por exemplo aqui na Holanda que é de 230% e a economia está na maior... Pediste empréstimo para comprar a tua casa em Lisboa? Se calculares bem a tua taxa de endividamento, se calhar não anda muito longe dos 110% que tinhas indicado :) A minha anda pelos 15% (mas não tenho casa própria... tenho que dividir uma arrendada com um Italiano e um Sérvio)

As pessoas é que são tolas.... não é o que ganham que está mal, é o que GASTAM......... Isto não é difícil de entender..... queres pagar às pessoas com que???? Aqui produz-se pouco, como sabes. Ganha-se demais para o que se produz.... não tem para o plasma, compra das outras...mas em portugal não... A culpa não é doos bancos. Esses exercem o seu negócio - Dinheiro. As pessoas é que querem tudo... e são milhares e milhares.... lá está. mal habituadas com as facilidades e os sorrisos ocos do milhão de casas (ver infra)

5. O "não me dêm cavaco" sepre tem mais piada que o "menino guerreiro" e o "você sabe mesmo quem ele é"... piada piada têm as campanhas do Bloco CaviarSim. Ganham aos pontos. Mas há pouco referia-me ao "soares é fixe", só para dar um exemplo da elevação intectual de algumas das campanhas da esquerda

Hehe... tens razão... Soares é Fixe bate tudo


6. Numa coisa concordo com o Eduardo... No PS não há só virtudes... ainda tenho a colagem do PS ao bombardeaento covarde da Sérvia e a pusilanimidade relativamente à interrupção voluntária da gravidez entalada na garganta. Doou o benefício da dúvida ao PS, mas à primeira bronca séria deles não me caçam o voto nos próximos dez anos.
Por acaso não votei... não estou registado no consulado. :) A última vez que votei no PS foi em 1995.

Prometes que tiras uma foto aos proximos boletins de voto???? Não foi cobardia. Foi liberdade de voto. Mas parece que isso se resolve a teu contento dentro em breve.

7. É engraçado ver que várias personalidades da direita se estão a passar para a Esquerda... O Freitas do Amaral, o Cavaco... Qualquer dia ainda acabam no Bloco de Caviar???
será???
Esta era no gozo... mas ainda gostava de ver o Luís Delgado a elogiar o Francisco Trotskã

8. Tem piada ainda correr tanta água por causa do Camarada Vasco... o homem até era simpático... então e ninguém fala no Camarada Arnaldo Matos, o Grande Educador do Proletariado e amigo do peito do Cherne?:-)
9. É espantosa a semelhança áudio entre o Jerónimo e o Cunhal... o mesmo timbre, a mesma entoação... fabuloso... como assisti à campanha pela rádio até pensei que o homem das sobrancelhas tivesse voltado ao activo
Mas àquele nunca faltou a voz.....

Talvez quando a PIDE lhe estava a aquecer o motor...

10. Infelizmente cartada vai ser difícil, já que tenho que acabar a tese em inícios de Março e dia 25 vou passar duas semanas à Macedónia.
Um abraço Rui
Bolas..... AguardemosPrecisamos de um apanha cartas.....

Hehe... também faltava o Gomes para vomitar os pontos.Um abraçoR.

PS já numa de blogues, cf o Cambão www.cambao.blogspot.pt

Caros leitores: esta é a primeira pequena história de sucesso do andreper.

Aguardem agora pela resposta...

Boa Noite e até amanhã!

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Ministro Sarmento e “O Desafio da Igualdade”

O Dr. Sarmento, Ministro de Estado e da Presidência, com tutela da Comissão da Igualdade para os Direitos das Mulheres, sentiu a necessidade de se exprimir publicamente (Público, 12.08.2004) no âmbito de um debate que os católicos vêm travando a propósito de um documento exarado pelo Vaticano (“Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre a colaboração do homem e da mulher na Igreja e no Mundo”).
O Ministro da República Portuguesa, que como é sabido é laica e não confessional, vem a terreno discutir as opiniões expressas por uma Igreja. É legítimo! Tanto mais que a Igreja Católica tem uma forte implantação na nossa sociedade.
O que impressiona neste texto é a pobreza reflexiva e crítica, o tom indulgente e passivo de um governante com responsabilidades nesta área. O Senhor Ministro ancora o seu discurso numa meia-dúzia de citações dos doutrinadores da Igreja e apenas transmite uma mensagem: a maternidade é a condição maior e exclusiva das mulheres. E insiste que “a maternidade (...) marca de forma fundamental toda a sua [das mulheres] vida”.
En passant, diz-se muito preocupado com os problemas concretos das mulheres, mas não indica uma medida, um projecto, um caminho no sentido da promoção dos direitos das mulheres. Apetece dizer: “palavras, apenas palavras!” Naturalmente tem ainda o cuidado de imputar considerações vagas a “uma certa esquerda”. Não se percebe que esquerda é essa, nem que perspectivas sejam! Segue pois a boa escola maoísta de produzir imputações genéricas e abstractas ao adversário!
E conclui ainda que o grande desafio é permitir conciliar a vida familiar e a vida profissional das mulheres. Diga-se já: e dos homens?!
Estamos perante o mais puro discurso reaccionário no âmbito da promoção dos direitos das mulheres.
Um governo que tem promovido o desemprego, a manutenção de salários baixos, que tem apostado no desinvestimento nas redes de educação pré-escolar e escolar, apenas pode demagogicamente fazer apelo ao discurso da Igreja para esconder, na sua sombra, a ausência de projecto de ambição e de esperança.
O Ministro parte de um postulado biológico (a exlusividade da maternidade para o sexo feminino) para afirmar uma política (inexistente). Esta linha de raciocínio – desde sempre típica da direita mais conservadora – nada traz de novo ao debate! É vazia e sexista!
Com este texto senti-me revoltado enquanto homem e enquanto Pai!
Se à mulher é dado o privilégio da Maternidade, ao homem é concedido o privilégio da Paternidade. Um política de promoção dos direitos das mulheres passa por uma promoção da paternidade, tal como foi feito nos governos do Eng. Guterres, de que o direito-dever de gozar alguns dias de licença após o parto é apenas um exemplo! Passa pela promoção das famílias e de apoio aos mais carenciados, de que o Rendimento Mínimo Garantido e os programas de inserção na vida activa são bandeira. A promoção da condição feminina passa por um discurso radicalmente diverso do biologismo primário proposto: a transformação da sociedade consegue-se através de uma reorganização das estruturas em que o ideal que se visa atingir na nossa República – liberdade, igualdade e fraternidade – se concretize contra alguns pressupostos biológicos que possam existir.
Senti-me ultrajado enquanto pai, porque se posso admitir que o Senhor Ministro o que mais pretenda das suas filhas é que lhe dêem netos, eu o que desejo da minha filha e das filhas dos meus concidadãos do mundo inteiro é que estas tenham ao seu dispor todas as condições para o livre desenvolvimento da sua personalidade, a livre e empenhada construção do seu projecto de vida! O qual poderá – naturalmente – incluir a maternidade, mas não é essa capacidade que deverá “marcar de forma fundamental toda a sua vida”! É antes a capacidade de ser cidadã!
E ser cidadã, implica não apenas ver garantidos os seus direitos fundamentais, mas também ter acesso à educação, ao emprego, vida púbica, política e empresarial, exactamente nas mesmas condições que teria um filho meu, se o tivesse!
E o papel dos governantes deveria ser o de adoptar uma política activa de promoção da cidadania nas mulheres, de que as quotas e mesmo a paridade são um instrumento fundamental. E quanto à maternidade, Senhor Ministro, que foi feito no âmbito da promoção da saúde familiar e reprodutiva durante estes dois anos? Que foi feito no âmbito da política da luta contra o alcoolismo e a droga? Que foi feito no apoio ao pré-escolar? Que políticas de educação cívica foram levadas a cabo no sentido da valorização do papel da mulher na sociedade e do homem no lar?
Os números são simples, mas dolorosos: em dois anos Portugal desceu 3 lugares na tabela do índice de desenvolvimento humano. E quando assim é, infelizmente, são as mulheres, mães e não mães, as primeiras a pagar a factura!
André Gonçalo Dias Pereira


P.S: É uma alegria saber que o Dr. Sarmento vai deixar de ser Ministro dentro de poucos dias...

Reflexão sobre 30 anos de democracia: carta a um velho amigo

Meu caro,

A propósito de bancarrota, a História:
1977 - Mário Soares assina acordo com o FMI, um crédito de urgência para salvar o país da bancarrota. Salvou!
1983 - depois de 4 anos de Sá Carneiro e de Pinto Balsemão, com Cavaco Silva Ministro das Finanças, Portugal atravessa a maior crise nas suas Finanças Públicas de sempre.
O Dr. Mário Soares (Primeiro-Ministro), o Prof. Mota Pinto (Vice-Primeiro Ministro) e o Prof. Hernâni Lopes (Ministro das Finanças) negoceiam com o FMI. Mário Soares, a História o dirá..., penso que o maior estadista de sempre!, salva Portugal pela 2.ª vez da bancarrota, para a qual Cavaco havia empurrado o país.

1985: morte do Prof. Mota Pinto: o oportunista da Figueira desfaz o bloco central: vota contra a entrada nas Comunidades Europeias, mas gente lúcida como Dr. Rui Machete e o Prof. Hernâni Lopes (gente de direita com dignidade) acompanham Mário Soares e assinam os Tratados de Adesão, que haveriam de lançar Portugal no maior crescimento económico e desenvolvimento social de que há memória (se as pessoas têm memória e se lembram da miséria do fascismo, da instabilidade da 1.ª República e do miserabilismo do Cartismo). Talvez Pombal tenha, no seu tempo e à sua maneira (...), sido um visionário como Soares.

Mas Cavaco, o homem de memórias curtas, arregaça as mangas e com os brindes da história, isto é, com a triste história do PRD que desequilibra o eleitorado de centro-esquerda, consegue o poder e soma e segue até 1995, altura em que, em tabu, abandona o governo, deixando um país com o maior índice de desemprego jamais visto! Vá lá ficaram uns 700km de autoestradas.

Guterres e Sousa Franco têm 4 anos de ouro. O povo sorri e compra 1 milhão de casas e não sei quantos carros; constroem-se cerca de 1000 km de auto-estradas, o índice de doutoramentos (sobretudo nas áreas científicas) atinge com o Prof. Mariano Gago o simples 1.º lugar da Europa! Alguns centros de excelência e empresas modernas desenvolvem-se. Bons empresários, alguma motivação na Administração pública, alguma renovação em alguns quadros. Algo progride.

O referendo pela independência de Timor em Setembro de 1999 é um conquista em si mesmo! Uma vitória da política externa de Portugal, com a mãozinha de Bill Clinton!
Terá, contudo, anestesiado a campanha eleitoral e os portugueses brindaram Guterres com um inaceitável empate técnico! 115 vs 115: nem há moções de confiança, nem moções de censura, nem orçamentos de Estado (onde estão os "pais da Constituição": grandes responsáveis por estes 5 anos de retrocesso cultural!!! Alterem! Estabeleçam um número impar de deputados!).
O queijo limiano não funciona. Guterres desorienta-se, perde a motivação e é castigado em Dezembro de 2001. Casado de fresco e com criança em casa (filho da sua esposa), decide partir.
Grandes estadistas não o fariam!? Penso que não! Ele deveria ter ido a votos em Fevereiro de 2002: ajustar as contas com os portugueses!
Ferro foi um herói.

Durão, apesar de si próprio, é ajudado por um apertado calendário eleitoral (apenas tivémos Janeiro e Fevereiro de campanha). Em 4 a 6 semanas consegue perder uns 6 a 7 pontos, mas o amigo Portas lá estava, nas feiras, para segurar o que haveria de ser não apenas o período mais negro da história recente, mas um simples repetir da tragédia da direita no poder (lembremos 80-83, com Sá Carneiro e Pinto Balsemão, minha vida... lembremos 91-95 em que tudo foi indo aos solavancos com um Cavaco agora endeusado, mas que eu não esquecerei! Não esquecerei!).

O homem que quando o partido o chamou (em 95/96) disse que ia para os EUA fazer doutoramento, não se doutorou. Não! Apenas esperou que o pantemineiro do Portas e seus amiguinhos no PSD linchassem o malfadado Prof. Marcelo, para logo aparecer, qual D. Sebastião, e em pouco tempo ganhar de bandeja (prata de Guterres) o poder.
Não para servir Portugal. Não: foi mau demais! Barroso e Leite são uma dupla ainda mais lastimável que Balsemão e Cavaco no tempo deles (81-83). Absolutamente desastroso: o aumento dos impostos, o discurso pessimista, a falta de respeito pela Administração Pública, pelos programas de inovação, pela Ciência: enfim, por tudo o que signifique um Portugal europeu, um Portugal com ambição, com orgulho, com auto-estima. Um caso flagrante de incompetência!

Foi mau demais! Santana cumpre um sonho de criança. Passámos por essa vergonha, mas livrámo-nos deste doente mental (histriónico, talvez?) que, parece, agora vai finalmente retirar-se e quem sabe consultar um "analista"!
Passámos por esse vexame. Passou.

Sócrates é um profissional, a quem o destino brindou com toda esta sucessão de acontecimentos inesperados. Como bom profissional, embora não brilhante, conseguiu não perder votos. Penso que até terá conseguido ganhar alguns por demonstrar coragem.
Todos temos agora o dever ético e cívico de estar vigilantes e de não perdoar qualquer erro crasso.
O povo deu a Sócrates uma oportunidade de honrar a memória de Mário Soares, isto é, ser estadista!, governar por Portugal, a médio e longo prazo, sem olhar a sondagens e a reclamações de momento.
Acreditemos que ele e os seus Ministros queiram dar verdadeiramente o seu contributo à nossa Pátria. Bem precisamos.

Por isso, a história destes trinta anos tem, sem dúvida que tem!, alguns tributos a dar a alguns homens do PSD e da direita portuguesa. Mas, façamos justiça: o PS tem feito a diferença:
- é o Partido da Liberdade (de 74 a 76 travou, nas ruas e nas instituições, o avanço do PCP)
- é o Partido da Europa (Mário Soares fez o (verdadeiro) pedido de adesão em 1977 e concretizou a assinatura 12.6.1985)
- é o Partido do crescimento económico (96-2001)
- esperemos que seja agora o Partido do Rigor no Estado e do Estímulo da Sociedade: para uma sociedade livre, de inovação, de desenvolvimento cultural e humano em Portugal.
André Gonçalo Dias Pereira