domingo, janeiro 18, 2009

Derrota histórica do SPD em Hessen


Hessen, um Estado da antiga Alemanha Federal, tradicionalmente social-democrata, ofereceu hoje uma derrota histórica ao SPD (Partido Social-Democrata alemão, membro da Internacional Socialista).
Entre outros factores, o facto de o SPD se ter disponibilizado para aceitar uma coligação com o partido "Die Linke" (A Esquerda) - partido composto por populistas de esquerda e ex-comunistas - é apontado como a principal razão para os 1/3 dos tradicionais eleitores social-democratas terem votado nos Liberais ou nos Verdes, oferecendo assim uma vitória clara à CDU -União Cristã-Democrata que se irá aliar aos Liberais, atingindo assim uma forte maioria no Parlamento.
Em consequência destes resultados, a nível federal, a grande coligação (CDU-SPD) perde a maioria na Segunda Câmara e a candidata do SPD para Presidente da República (eleição indirecta) perde, assim, as suas possibilidades de ser eleita.
Em tempos de crise do capitalismo liberal, a direita tem uma vitória ímpar na História deste Estado, tendo o Partido Liberal a sua maior votação de sempre!
Serão lições a tomar em consideração pelos socialistas portugueses?
A situação política alemã, com um sistema de 5 partidos com representação parlamentar, tem algumas semelhanças com Portugal.
Que aconteceria se o PS abrisse as portas do Governo a comunistas ou a populistas de esquerda?